
Concebido e dirigido por Renan Rosário (Peixe) o Espetáculo Corpos de Tambor é uma obra autoral do Coletivo Croa de Belém do Pará. Criado em 2021 a partir da aprovação do Prêmio do Edital de Dança de Lei Aldir Blanc do Pará 2020; O espetáculo teve sua primeira circulação realizada no arquipélago do Marajó/Pa a partir da aprovação do Prêmio do Edital da Lei Paulo Gustavo do Pará de 2023; alcançando sua primeira circulação nacional através da aprovação do Prêmio Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna. De forma mais recente o Espetáculo foi Selecionado para o Projeto Texturas Contemporâneas - Dramaturgias da Dança da Fundação Cultural do Estado do Pará 2025.
Sinopse:
Corpos de Tambor é um espetáculo cênico que investiga a pulsão criativa que desencadeia a alteração de estados de corpos a partir do estimulo sonoro e percussivo latente nas manifestações genuínas dos batuques afro amazônicos, como elementos indutores para criação de movimentos e composições cênicas. Ao misturar elementos da cultura popular paraense presentes em danças como o Carimbó e o Lundun Marajoara, à elementos da cultura urbana presentes nas danças de rua como o Breaking, o House, o Dance Hall e o Krump, os artistas criadores descobrem formas outras de movimentarem-se no tempo e no espaço inspirados pela pulsão sonora dos batuques. Corpos de Tambor é uma potente expressão da força da cultura popular paraense pulsante nos corpos dos artistas criadores, que ao experimentar a corporeidade alterada pela sonoridade dos batuques, permitem-se dançar e bater tambores como ato poético e manifesto pelo movimento e pela arte/vida.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO E DIREÇÃO
Renan Rosário
ARTISTAS CRIADORES
Flávio Progênio
Manoel Junior
Renan Rosário
Loba Rodrigues
Darciana Martins
Mael Rodrigues
DIREÇÃO MUSICAL
Loba Rodrigues
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Ana Ribeiro
ILUMINAÇÃO
Natasha K. Leite
REALIZAÇÃO
Coletivo Croa
Programa Rede das Artes
Fundação Nacional de Artes
Ministério da Cultura
Governo Federal
Este Projeto foi fomentado pela Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna

Selecionado para o Projeto "Texturas Contemporâneas - Dramaturgias da Dança" da Fundação Cultural do Estado do Pará

Prêmio Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna

Prêmio do Edital de Dança da Lei Paulo Gustavo do Pará 2023

Prêmio do Edital de Dança da Lei Aldir Blanc do Pará 2020.